domingo, 6 de maio de 2007

Marketing Jurídico e o Código de Ética da OAB

Neste momento em que está surgindo, timidamente, uma nova cultura no meio jurídico sobre a necessidade da gestão de marketing nos escritórios e na carreira de advogados, com a implantação do chamado “marketing jurídico”, levanta-se uma questão crucial: como conciliar a implantação de um programa de marketing com as limitações impostas pelo Código de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)?

Esta questão torna-se bastante pertinente neste momento, pois o movimento que nós, os consultores de marketing jurídico, fazemos no sentido de levar esta filosofia do marketing para dentro dos escritórios de advocacia e dos cursos de Direito, desperta também uma reação, até certo ponto, em sentido contrário de alguns setores jurídicos preocupados que este marketing não venha a ferir o Código de Ética da OAB.

De maneira geral, tenho percebido um grande cuidado, por parte dos consultores, de trabalhar dentro dos limites impostos pelo Código, e mais recentemente com a flexibilização de muitas ações, permitidas através do Provimento 94/00, comentadas no livro “MARKETING JURÍDICO – A Nova Guerra dos Advogados“, Editora Juruá (2003), do consultor Rodrigo D. Bertozzi.

Não pretendo apressar nenhuma conclusão, como também não me cabe contrapor argumentos àqueles que se preocupam com a novidade da chegada da gestão do marketing aos escritórios de advocacia, gerando o surgimento de uma nova era para o setor jurídico. Mas pretendo opinar na matéria, em função de minha experiência de tantos anos trabalhando com marketing e vendas no setor comercial.

Acredito que é perfeitamente possível utilizar todas ou quase todas as ferramentas do marketing tradicional no setor jurídico. Mais do que possível, neste momento é especialmente necessário fazermos esta adaptação, conciliando as possibilidades de promoção de carreira e dos escritórios com os limites éticos impostos pelo Código da OAB.

As ferramentas de marketing são como um bisturi nas mãos de um médico, podem ser utilizadas de maneira útil e benéfica ajudando o paciente, ou de forma inadequada ferindo e prejudicando o mesmo.

Um escritório de advocacia precisa de ferramentas para se promover, precisa aprender a utilizar o marketing de maneira útil e ética, como ocorre em outras profissões. Mas qual a função dos consultores neste contexto? Ensinar apenas o marketing aos advogados, ou não seria uma tarefa conjunta para adequarem as ferramentas do marketing ao código de ética?

Será que neste momento não é necessário explorar todas as possibilidades do marketing no setor jurídico, em conjunto com os advogados, buscando e descobrindo os limites e as possibilidades que este marketing poderá trazer em benefício da carreira de tantos milhares de novos advogados e da sobrevivência comercial de escritórios?

Tenho visto muita discussão sobre se é ético ou não a utilização do telemarketing, da correspondência e de algumas outras ferramentas de marketing no setor jurídico. Mas, é bom lembrar que o marketing é muito mais do que isto. O marketing é uma forma de atender necessidades, é uma maneira de se relacionar melhor com os clientes, é o desenvolvimento de competências, de produtos e serviços com o objetivo de servir melhor e encantar pessoas.

Por outro lado, acredito que é possível também utilizar ferramentas de marketing como correspondência e telemarketing de maneira harmônica com os interesses destes clientes, de forma a criar comodidade, de informá-los, de prestar-lhes serviço, sendo mais uma questão de bom senso e de criatividade.

Por tudo isto entendo que esta discussão pode ser benéfica e esclarecedora. Advogados precisam conhecer melhor o que significa marketing, assim como nós consultores de marketing precisamos aprender mais sobre o contexto jurídico, e a partir deste debate construir uma nova maneira de lidar com estas questões.

Estratégia de Marketing para Sobrevivência da Pequena Empresa



Uma pequena empresa tem dois grandes desafios para estabelecer uma posição no mercado. Em primeiro lugar, terá de travar uma luta de vida ou morte com a concorrência. Em segundo lugar, tem de mostrar seu valor junto aos clientes.

ENFRENTANDO A CONCORRÊNCIA

No confronto com a concorrência, uma pequena empresa nunca deve se expor e travar uma luta aberta com outras empresas, independente de seu tamanho ou posição no mercado. O ideal é que escolha um pequeno foco de mercado, estreito o suficiente para não despertar interesse de grandes empresas, e tentar se tornar um “peixe grande numa lagoa pequena”.

Como defende os autores do livro Marketing de Guerra, Al Ries e Jack Trout, no capítulo em que tratam dos princípios de guerrilha, “encontre um segmento de mercado bastante pequeno para defender”, pois a pequena empresa precisa “reduzir o tamanho do campo de batalha para conseguir uma superioridade de forças“.

Traduzindo estes princípios em uma linguagem mais compreensível, o que a pequena empresa deve fazer é encontrar um foco de mercado suficientemente lucrativo para suas aspirações enquanto empresa, mas pouco interessante em termos financeiros e estratégicos para médias e grandes empresas de seu seguimento de mercado.

Um foco de mercado seria:

q uma região geográfica limitada;
q um produto ou serviço para atender os gostos e necessidades locais;
q um preço específico;
q um tipo de público;
q um horário de atendimento especial;
q uma forma de atender única.

O objetivo estratégico de uma pequena empresa seria, então, assumir uma posição forte em um foco de mercado estreito.

CONQUISTANDO CLIENTES

O segundo desafio de uma pequena empresa é mostrar valor aos seus clientes em potencial. Para isto é fundamental conhecer os hábitos, gostos e valores de seus possíveis clientes. Pesquisas recentes publicadas pela revista Meu Próprio Negócio (edição nº 18) apontam algumas dicas de como pensam os clientes. Observe os dados a seguir:

Situações que mais aborrecem os clientes

q 84% atendimento mal-educado
q 61% atendimento lento
q 59% atendimento desatencioso
q 53% atendimento desinformado
q 52% serviços mal feitos e caros
q 52% atendimento displicente
q 32% vendedores esnobes

Como escolhem um local de compra

q 90 % preço
q 76% ofertas e promoções
q 68% atendimento
q 23% localização
q 22% várias opções de marca
q 14% serviços que oferecem

Destes dados tiramos duas idéias centrais: atendimento e preço ainda são fundamentais para os consumidores.

Sugerimos, por isto, um programa de treinamento em comunicação e relações interpessoais a todo o pessoal de atendimento de uma pequena empresa, desde os vendedores, passando pelas recepcionistas, telefonistas, entregadores e todas as pessoas que de alguma forma entram em contato com os clientes.

Com relação ao preço, a pequena empresa poderá utilizar-se de sua estrutura mais enxuta para gerar uma vantagem competitiva em termos de preço final. Isto certamente criará um maior atrativo junto aos clientes.

A conclusão que chegamos é a seguinte: para uma pequena empresa se estabelecer com sucesso no mercado existem dois fatores principais, entre tantos outros que poderão influir no desempenho desta empresa. Primeiramente, o posicionamento frente à concorrência, e em segundo lugar o relacionamento desta empresa com seus clientes. Trabalhando com competência estes dois aspectos, as chances de sucesso de uma pequena empresa no mercado serão boas.





Marketing de Carreira – Encontre seu Emprego na Internet



A era digital chegou de vez. Não são apenas as empresas que estão buscando novos negócios na rede, também os profissionais podem conseguir sua colocação, bem mais facilmente que pelo método tradicional, se utilizarem a internet como meio.

Segundo os mais experientes headhunters do mercado, este é um processo irreversível. A partir de agora, cada vez mais as empresas vão buscar seus novos empregados no mercado através da internet. Por ser um caminho mais eficiente para as empresas encontrarem candidatos e candidatos encontrarem empresas, a tendência é este meio se consagrar como principal forma de recolocação.

Este movimento começou no final da década passada nos EUA, quando segundo levantamento da revista Fortune, das 500 maiores empresas do planeta, pelo menos 45% já haviam contratado pela web. Esta tendência ampliou-se e chegou definitivamente ao Brasil nos dias de hoje.

Segundo matéria da revista VOCÊ S.A (edição 105, março de 2007), apenas de julho a dezembro de 2006 a Curriculum, um site de hospedagem de currículos e recolocação online, recolocou 51 313 pessoas dos quais 42 510 com cargos acima do nível de supervisão. Ainda de acordo com a mesma reportagem, a média salarial destas recolocações aproxima dos 2 000 reais.

Empresas como Carrefour, Roche, Sesc e Banco Itaú, dentre outras, já utilizam estes serviços. Segundo o paulistano Marcelo Abrileri, fundador do site, a recolocação online é mais rápida, o que a torna menos dispendiosa em relação ao processo convencional. Além disto, a hospedagem é totalmente gratuita, o que gera um grande atrativo para os profissionais.

Para as empresas é realmente uma forma bastante prática de identificar o perfil do profissional ideal que deseja. Por exemplo, um recrutador de uma empresa pode entrar em um site de recolocação e fazer a seguinte pesquisa: digita o perfil do profissional que procura, e em alguns minutos aparece uma relação de 100 profissionais com aquele perfil, daí esse recrutador cruza os dado das informações do currículo com as de um teste psicológico e sobram apenas 15 candidatos que serão mais adequados a esta empresa. Destes 15 candidatos ela poderá escolher aqueles que chamará para uma entrevista.

Do ponto de vista do candidato a vantagem também é grande. Ele poderá disponibilizar seu currículo em dezenas de sites de recolocação e terá centenas, talvez milhares de empresas consultando seu currículo diariamente. São grandes as chances de seu perfil acabar se enquadrando nas necessidades de alguma empresa.

Ressaltamos, entretanto, que este processo não exclui a necessidade de uma preparação para a entrevista dos candidatos, pois em algum momento deste processo, será necessário o contato direto entre o empregador e o futuro candidato à vaga. Por isso será necessária a preparação para a entrevista e a exposição de suas competências.

Qualidades como comunicação pessoal e relacionamento interpessoal, competência técnica para a função, preparação para a entrevista e conhecimento da realidade da empresa serão fundamentais neste processo.

Portanto, sugerimos o seguinte roteiro de ações para quem quer encontrar, rapidamente, uma recolocação no mercado:

· prepare seu currículo tradicional, com bastante critério, incluindo nele todas as informações relevantes sobre sua vida profissional. Pois ele servirá de guia para o preenchimento do currículo online;
· consiga acesso a internet e pesquise na rede uma boa quantidade de sites de hospedagem e recolocação online;
· preencha seu currículo nos sites conforme o modelo de cada um;
· comece a se preparar para os possíveis contatos e entrevistas que certamente ocorrerão.

Acreditamos que este meio de recolocação será bastante útil, não apenas para profissionais liberais, executivos, gerentes e supervisores, como também para outras modalidades de funcionários de nível básico, inclusive estudantes universitários na busca por estágios.







Marketing – Para Viver um Novo Relacionamento






“Após a dor da perda ou depois de sentir o incômodo da solidão é preciso reconstruir os laços afetivos – um novo relacionamento”


Mas como buscar um novo relacionamento, depois de tantos anos sem exercitar a arte da sedução, da conquista amorosa, da “paquera”, se ficamos tanto tempo envolvidos numa relação que finalmente acabou?

Estamos falando de milhares de pessoas, homens e mulheres, muitas vezes com filhos crescidos, que vivem o fim de um relacionamento de muitos anos, e agora precisam enfrentar a realidade da solidão. Encontram-se diante da possibilidade de reconstruir suas vidas através de um novo relacionamento afetivo.

Nos sites de relacionamento existem dezenas de milhares de pessoas que estão à procura de sua “alma gêmea”, ou pelo menos alguém para compartilhar a vida, mas nem sempre encontram uma fórmula ideal para esta busca.

Como consultor de marketing pensei em mostrar as semelhanças que existem entre a busca de promoção pessoal para o sucesso profissional e a busca de promoção pessoal para o sucesso em um novo relacionamento.

Pode parecer estranho apresentar este tipo de analogia, pois no caso de um novo relacionamento lidamos com questões íntimas, emocionais e pessoais, e também com o lado romântico do relacionamento.

No entanto, acredito ser possível utilizarmos estes conceitos de marketing de uma forma especial, com a sensibilidade e o romantismo que a situação exige, para nos ajudar a encontrar a felicidade pessoal num novo relacionamento.

Segundo os conceitos utilizados no marketing pessoal de carreira, a pessoa que busca um novo relacionamento precisa trabalhar sete áreas relacionadas a sua pessoa e ao seu comportamento.

ü Objetivos - saber o que espera de um relacionamento;
ü Quem você busca – definir as características ideais que combinam com você;
ü Imagem pessoal – fazer renascer a vaidade e cuidar da aparência;
ü Comportamento pessoal – trabalhar a sua comunicação interpessoal;
ü Rede de relacionamento social – retomar amizades e vida social;
ü Promover sua pessoa – onde, como e para quem irá se expor;
ü Preparar-se emocionalmente para um encontro.



Objetivos

Pode parecer sem importância, mas ter objetivos definidos em relação ao que buscamos de um relacionamento será fundamental numa estratégia de marketing para relacionamento.

O que você está buscando em um novo relacionamento? Um casamento, um relacionamento sério, relacionamento casual, sexo, passar tempo, parceiro de viagem? Neste caso é preciso procurar a pessoa certa, pois objetivos diferentes, mesmo que implícitos, certamente trarão frustração e dificultarão uma aproximação.

“Se você não sabe o que quer, dificilmente conseguirá o que deseja”:

Quem você busca

É preciso saber as características da pessoa que busca. Qual tipo de pessoa lhe atrai, quais as características de uma pessoa que você admira, tanto fisicamente quanto de comportamento? Você busca alguém para compartilhar a vida, momentos pessoais e íntimos? É preciso pensar nos fatores que vão criar aquela “química” necessária nos relacionamentos afetivos.

Mas cuidado para não idealizar! Não busque a perfeição, o “príncipe” ou a “princesa encantada”. Avalie a pessoa que você é, e busque alguém compatível com você, evitando pessoas com grande diferença de idade, social, de aparência, etc.. Como também sendo muito exigente sem ter tanto pra oferecer. Tudo isto poderá levar a experiências de frustração, e comprometer sua auto-estima por provocar muitas rejeições neste processo de busca.

Imagem pessoal

É fundamental o papel da imagem pessoal nesta fase de conquista. Cuidar da aparência, não simplesmente como conceito de beleza, mas principalmente como conceito de simpatia, como forma de apresentar uma imagem agradável. Exercite o sorriso, o alto astral, a maneira de se vestir com bom gosto e adequada à situação, enfim a apresentação pessoal. Esta apresentação pode fazer uma grande diferença, principalmente, num primeiro encontro.

Talvez seja hora de voltar a exercitar a vaidade pessoal, cuidar mais de si, da saúde e da forma de se apresentar em público.

As mulheres têm características que as tornam mais femininas, mais sedutoras, mais atraentes, seja na forma de se vestirem, de se maquiarem, como também no sorriso, no andar, na feminilidade de uma maneira geral.

Homens, da mesma forma, têm características que despertam maior atração nas mulheres: a masculinidade, a simpatia, o sorriso, a forma de andar e a segurança nas atitudes.

Comportamento pessoal

O comportamento de uma pessoa é o complemento da imagem física, e é uma forma de comunicação. Estudos revelam que a linguagem corporal tem um impacto decisivo na apresentação. Segundo estes estudos, 55% do resultado de uma apresentação decorre de nossa linguagem corporal, ou seja, de nosso comportamento físico, como gestos, sorriso e postura corporal; 38% é resultado de nosso tom de voz e da maneira como nos expressamos; e apenas 7% tem a ver com as palavra que usamos.

Por isto é importante que procuremos ter um comportamento que reforce a imagem que queremos ter diante das pessoas. Se quisermos conquistar alguém precisamos ter um comportamento de sedução, de sensibilidade e de carinho, fatores estes que criam vínculos afetivos.

Desenvolver melhor a comunicação, a nossa capacidade de relacionamento interpessoal, a nossa afetividade e a nossa empatia é o caminho para conquistar as pessoas.

Rede de relacionamento social

Muitas vezes a busca por um novo relacionamento esbarra na dificuldade de saber por onde começar. Onde encontrar a pessoa certa? Após anos de um casamento, perdem-se muitos vínculos sociais. Não se tem mais contato com pessoas que podem nos ajudar nessa nova fase da vida, portanto, é preciso retomar esses vínculos, esta rede de relacionamento social, a partir dos amigos do trabalho, familiares e outros grupos.

Sair mais de casa e participar de atividades extra-trabalho. Refazer sua vida social como alguém que está sozinho e que pretende começar um novo relacionamento.

Promover sua pessoa

Os sites de relacionamentos na Internet constituem, hoje, uma das principais formas de buscar um novo relacionamento afetivo.

A vantagem dos sites é a grande quantidade de pessoas disponíveis com o mesmo objetivo. É possível encontrar pessoas com perfis de acordo com o que se procura. Claro que existem os riscos deste tipo de encontro e é preciso confirmar todas as informações recebidas. Mas a verdade é que a Internet está fazendo uma revolução na maneira com que as pessoas se relacionam e, com certeza, tem ajudado grande número de pessoas a refazerem suas vidas afetivas.

Acreditamos, também, que as pessoas devem procurar outras formas de encontrar um novo relacionamento. Mas, o principal é sair do “casulo”, romper a barreira que às vezes colocamos, por comodismo, e que dificulta a busca de um possível encontro.

Preparar-se emocionalmente para um encontro

Acreditamos ser importante que a pessoa esteja bem consigo mesma para iniciar esta busca. Com disposição para correr o risco da rejeição ou de encontrar alguém que não goste. Disponível para esperar o tempo necessário, que não imponha regras nem prazos nesta busca, sendo tolerante e flexível. Consiga controlar a ansiedade e saiba preservar sua maneira de ser e sua integridade pessoal.

Podemos concluir afirmando que a utilização dos conceitos de marketing pessoal, na busca por um novo relacionamento, podem significar uma maneira mais fácil de se conseguir a realização pessoal. Fazendo uma metáfora, diríamos que o mesmo transporte que nos leva todos os dias ao local de trabalho, também nos leva ao local de lazer e prazer. Portanto, podemos aplicar o marketing como uma ferramenta para gerir nossa carreira profissional, como também nossa vida afetiva. Espero que de alguma forma, em algum sentido, esta abordagem possa ajudar na busca pela felicidade de muitas pessoas.

Dúvidas e sugestões
Entre em contato no endereço abaixo

Ari Lima
Empresário, engenheiro, consultor
e especialista em marketing e vendas
Contato (031) 3413-9484
e-mail mailto:jarilimaj@ig.com.br
http://groups.google.com.br/group/marketing-pessoal-brasil











Marketing – Como Gerenciar o Relacionamento com Clientes - CRM

De todas as ações de marketing que influenciam no sucesso de uma empresa, a principal delas é, sem dúvida, a forma de gerenciar o relacionamento com seus clientes.

Os americanos criaram um termo para esta ação “Customer Relationship Management ou CRM”, cuja tradução é: gerenciamento do relacionamento com clientes. Trata-se de um conjunto de ferramentas que utilizam gestão e tecnologia, com o objetivo de automatizar e sistematizar o contato com clientes, e desta forma otimizar o relacionamento.

A base do CRM é a criação de um sistema que permita colher dados sobre os clientes, e utilizá-los de forma inteligente, para desenvolver satisfação e fidelização. Visando, desta forma, gerar vendas adicionais e também indicação de novos clientes a partir dos clientes antigos.

É fato conhecido que a melhor forma de divulgação é a chamada propaganda “boca-a-boca”, aquela que ocorre pela indicação de um usuário satisfeito. E realmente, quando alguém procura uma empresa por indicação as chances de realização de negócios são muito grandes, sem falarmos que o custo para captação do “cliente indicado” é infinitamente menor que pelos métodos convencionais.

Podemos dividir o gerenciamento do relacionamento com clientes em três fases distintas:

· criação de um sistema de coleta de dados sobre os clientes;
· análise dos dados de forma integrada por todos os setores da empresa relacionados ao marketing;
· desenvolvimento de um sistema de utilização destes dados de maneira sistemática para otimizar o relacionamento, gerando fidelização e novas vendas aos antigos clientes, bem como a outros clientes indicados por estes.

Sistema de coleta de dados

Um sistema de coleta de dados poderá utilizar equipamentos para identificação de chamadas, equipamentos de telemarketing e televendas, e mesmo equipamentos como Notebooks, Palm Tops. O ideal é a criação de sistemas como Call Center (Centro de Chamadas), ou mesmo Contact Center, que é o que se chama de Computer Telephony Integration (CTI), ou Integração entre Computador e Telefonia, pois permite que a informação seja compartilhada entre sistemas de telefonia e aplicativos CRM.

Claro que todos estes sistemas representam um custo, e devem ser incorporados às empresas em função de suas necessidades, condições financeiras e possibilidades de investimento.

De toda forma, alguns destes equipamentos ajudarão na coleta, armazenamento e gerenciamento das informações que serão úteis nas etapas seguintes.

Sistema de análise dos dados

Nesta fase é necessário criar um sistema para utilizar os dados coletados dos clientes e incorporá-los à política de relacionamento. Se uma empresa é especializada no fornecimento de pizzas, seria útil que ela soubesse a quantidade de pessoas que tem em cada residência que atende, conhecesse os costumes e gostos das pessoas que lá vivem, e quais os dias e horários que mais gostam de utilizar os serviços. Baseado nestas informações poderiam desenvolver promoções ou políticas de atendimento específicas para aquele tipo de cliente.

Utilização do banco de dados de clientes

A utilização dos dados poderá ser feita de diversas formas, sempre com o objetivo de criar e otimizar os relacionamentos, fidelizando clientes e também evitando equívocos na entrega de pedidos. Sendo possível, também, diminuir o tempo de atendimento e evitar que o cliente tenha de repetir sempre as mesmas informações em todos os contatos com a empresa.

Os dados colhidos e analisados poderão ser utilizados na determinação da política geral de marketing da empresa e nas ações diárias que envolvem contatos com clientes.

Estes dados podem gerar gráficos estatísticos para otimização de áreas geográficas de atendimentos, diminuição de percurso, criação de novos produtos, criação de novos serviços para oferecer aos clientes, etc.

Também podem ser utilizados como parte da estratégia para melhoria do atendimento e aproximação com os clientes.

Novas formas de relacionamento com clientes

Uma nova e ótima ferramenta de relacionamento com os clientes, que muitas empresas estão utilizando na atualidade, é a Internet. Empresas como McDonald`s, O Boticário, Skol, Gradiente e muitas outras têm desenvolvido campanhas de relacionamento com internautas, inclusive disponibilizando conteúdos em seus sites que atraem seus clientes.

Talvez ainda seja cedo para saber o real impacto que a Internet terá nas relações entre empresas e clientes. Mas a cada dia fica mais claro que este relacionamento será intenso e fundamental. Portanto, sugerimos que em qualquer plano de relacionamento empresa-cliente, é preciso levar em conta esta nova modalidade de relacionamento, uma vez que os próprios relacionamentos pessoais, principalmente dos jovens, estão fortemente vinculados aos caminhos da Internet.


Implantação do programa de relacionamento

A implantação de um programa de gerenciamento de relacionamento com clientes tipo CRM, deve observar alguns aspectos importantes:

ü vender a todos os funcionários a importância do relacionamento com o cliente para o futuro da empresa;
ü identificar sempre os casos de sucesso e utilizá-los para motivação da equipe e como modelo de ação futura;
ü prever o controle completo do pós-venda;
ü criar um sistema eficaz de atendimento, encaminhamento e solução de reclamações de clientes;
ü medir o sucesso para que os resultados sejam tangíveis e possam ser medidos e acompanhados em termos de melhorias contínuas.

Baseado na exposição de todos estes fatores, concluímos três idéias principais sobre a implantação de um sistema de CRM. A primeira é a grande importância que tem o relacionamento com os clientes para o futuro de qualquer organização. A segunda idéia, é que este programa deve ser adaptado à realidade de cada empresa, e dentro de suas condições e disponibilidades de recursos. E finalmente a terceira, é que o relacionamento com os clientes precisa fazer parte da cultura da empresa, e praticada por todos que a integram independente de cargo ou função.

Gestão Moderna de um Escritório de Advocacia



O sucesso de um escritório de advocacia depende da utilização de modernos métodos para gestão de seus negócios. Ter um plano de marketing para promover a imagem do profissional e das atividades do escritório, bem como utilizar sistemas de controles informatizados possibilitará uma enorme vantagem competitiva no mercado. Estes conceitos foram abordados no Congresso Nacional de Jovens Advogados e I Encontro de Soluções Tecnológicas para Escritórios de Advocacia, patrocinados pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Jovem), ocorridos recentemente em Belo Horizonte.

Não estamos falando de grandes escritórios, pois estes, em maior ou menor escala, já contam com uma estrutura administrativa e a tradição de uma marca que os ajudam a se manterem firmes no mercado. Pensamos principalmente nos jovens advogados, milhares, que a cada ano são “despejados” no mercado por inúmeras faculdades, sem a menor preparação para gerir suas carreiras e conseguir uma inserção adequada no mercado de trabalho.

A abordagem destes novos conceitos junto a antigos advogados, que lutam a cada dia para se sustentar na profissão, demandará maiores esforços, pois muitos destes se recusam a utilizar os novos métodos de gestão, em virtude de sua cultura pelo modelo antigo ainda estar muito arraigada.

Queremos com isto dizer que a nova realidade do mercado jurídico impõe novas ações profissionais para a carreira do advogado:

· implantação de um programa de marketing pessoal com desenvolvimento de competências pessoais que o ajudem a se relacionar melhor com o mercado, principalmente com seus clientes;
· utilização de conceitos e ferramentas de marketing, o marketing jurídico, na condução de seus escritórios em sintonia com o código de ética do setor;
· contratação de software para gestão de escritório e controle de seus processos gerenciais, que inclua um site para possibilitar uma melhor interface com seus clientes.

O plano de marketing pessoal e o marketing jurídico podem ser facilmente implantados pelo profissional, desde que adequadamente orientado. Temos um programa básico para implantação destes conceitos chamado “Plano Básico de Marketing Jurídico em 7 Semanas”, que responde facilmente a esta necessidade de orientação para qualquer jovem advogado.

Com relação ao sistema gerencial de um escritório, constatamos que ele é bem mais acessível do que a maioria dos advogados acredita. Para se ter uma idéia da facilidade em implantar um moderno sistema de gestão, que seja viável economicamente para um jovem advogado e também para um pequeno escritório de advocacia, vejamos o exemplo da empresa Vsnet, que oferece o sistema “Weblawyer”, chamado por eles de o “gestor do advogado”, que atende perfeitamente as necessidades do escritório a baixo custo.

Um sistema como este consegue controlar os seguintes processos gerenciais:

· controle processual, agenda, financeiro e recebimento automático de publicações;
· permite a criação de um site em poucos minutos, em diversos modelos;
· facilita o acompanhamento dos processos.

Todas estas ferramentas gerenciais vão permitir duas possibilidades extremamente vitais para o sucesso de um escritório de advocacia.

Em primeiro lugar, libera o advogado de tarefas burocráticas que consomem seu tempo e suas energias e que poderiam estar direcionadas a um maior contato com seus clientes, estudo de processos, desenvolvimento de sua carreira e crescimento profissional.

Em segundo lugar, permite um melhor relacionamento com os clientes, pois possibilita mantê-los informados sobre os andamentos de processos. Permite também uma interface vinte e quatro horas por dia através da internet, e inclusive maior comunicação com os mesmos através de rotineiras remessas de correspondência eletrônica. O site pode ser um canal para lançamento de novos serviços que atendam as necessidades dos clientes.

Desta forma, o escritório de advocacia conseguirá transformar o atendimento tradicional, que não supre as expectativas dos atuais clientes, em um atendimento moderno e eficaz, prestando cada vez melhores e diferenciados serviços a seus clientes.

Ari Lima

Consultor e conferencista
contato@arilima.com
http://www.arilima.com/

Business Jurídico


Business Jurídico

O grande desafio do setor jurídico, neste momento, é buscar fórmulas de incrementar os negócios, o “Business” do setor. O superávit de profissionais, sem a necessária demanda de serviços correspondentes, está gerando um grande número de advogados insatisfeitos com sua profissão, por estarem sub aproveitados enquanto profissionais de Direito. Além disto, o desconhecimento de noções básicas de marketing e gestão de negócios vem agravando a situação no setor.

Para se ter uma idéia do despreparo em marketing da maioria dos profissionais da área, basta consultar a lista telefônica na seção “Advogados” e fazer 100 ligações. Ficará espantado ao saber que pelo menos trinta destas ligações não serão completadas, simplesmente porque ninguém atende. Alguns números, inclusive, não existem mais, segundo informações da operadora.

Das ligações restantes, em oitenta por cento delas, você não conseguirá falar com um dos advogados, apenas com sua secretária, pois os mesmos estão em audiência ou fora do escritório por outros motivos.

Na maioria esmagadora dos contatos, percebe-se a falta de uma política de atendimento visando captar clientes e estabelecer um relacionamento profissional. Apesar da simpatia de muitas secretárias, elas não estão treinadas para transformar uma eventual ligação telefônica em oportunidades de negócios.

Voltemos à questão do Business Jurídico. De que adianta o profissional de Direito investir em MBA, em Pós-graduação e Mestrado, ou instalar-se em salas caríssimas, assim como contratar uma secretária com voz simpática, se não implantar um sistema de captação de negócios, um plano de marketing jurídico, um Business Jurídico?

Foi-se o tempo em que era necessário apenas uma sala, um telefone, uma secretária, um diploma de Direito e ficar aguardando os clientes chegarem. Esta maneira de fazer negócio não funciona mais. No entanto, esta é a prática da grande maioria dos advogados. Põem um discreto anúncio no catálogo telefônico, distribuem cartões de visitas aos conhecidos, e realizam algumas ações esporádicas de divulgação, tentando com isto se estabelecer no mercado, e claro, sem o resultado esperado.

Certamente, se estudarmos a história de sucesso dos grandes escritórios de advocacia, perceberemos uma combinação dos seguintes fatores, que podemos chamar de Business Jurídico: competência jurídica dos advogados titulares e competência gerencial para negócios, incluindo gestão em marketing para o escritório e para a carreira dos titulares.

Portanto, o Business Jurídico seria uma combinação de várias competências e ações associadas ao profissional e ao escritório jurídico com o objetivo de viabilizar e fazer crescer continuamente o seu negócio. Descreveremos, a seguir, as principais ações e competências necessárias:


· Motivação profissional – que é a capacidade de se motivar continuamente, independente das situações adversas ou contratempos que possam ocorrer na vida pessoal e nos negócios. O advogado precisa gostar de sua atividade, só assim poderá estar sempre motivado profissionalmente.

· Produção de conhecimento – capacidade de crescer profissionalmente, adquirindo conhecimentos relativos a sua atividade, e que sejam relevantes para a organização em que trabalha, para sua carreira, para o mercado em que atua e para seus clientes.

· Liderança – capacidade de dirigir pessoas e explorar suas potencialidades, levando-as a serem competentes e motivadas. Liderar, também, é tomar iniciativas e buscar soluções inovadoras para problemas críticos.

· Relacionamento interpessoal – capacidade de se comunicar com as pessoas em geral de forma eficaz, fazer amigos e influenciar pessoas, desenvolvendo o poder de persuasão e convencimento.


· Utilização do marketing – utilizar os recursos do marketing, adaptando as principais ferramentas de promoção para divulgar a marca e os serviços do profissional junto ao mercado, todavia, sem transgredir o código de ética.

· Utilização da Internet - explorar as potencialidades da Internet para criar relacionamentos comerciais com outros profissionais, com clientes e com o público em geral, divulgando sua marca, suas competências e seus serviços.

· Utilização da tecnologia – utilizar todas os recursos tecnológicos para melhor atender as necessidades de seus clientes, aumentando o valor agregado de seus serviços. Equipamentos como Notebooks, Palm Tops, e a criação de sistemas como Call Center (Centro de Chamadas) poderão servir de forma eficaz para o relacionamento com clientes.

· Capacidade de sonhar – finalmente é preciso desenvolver a capacidade de sonhar, o exercício de imaginar coisas impossíveis e criar condições para realizá-las. Fazer o impossível tornar-se realidade pela imaginação, pela persistência e pela fé.

Defendemos o surgimento de uma nova era no setor jurídico, uma nova maneira de realizar negócios, que já está sendo praticada por um certo número de escritórios de sucesso, e que deve ser copiada por aqueles escritórios que ainda vivem na “idade da pedra” dos negócios jurídicos. Defendemos aqui a “era do Business Jurídico”.